Transferwise | Minha experiência

Eu moro na Irlanda e assim como qualquer pessoa que mora fora de seu país de origem é comum precisar enviar euros para o Brasil e vice-versa, porém os bancos e instituições financeiras cobram tantas taxas que, muitas vezes, o valor final acaba ficando muito caro. Por isso decidi escrever sobre a Transferwise, uma ferramenta que descobri recentemente para enviar dinheiro de um país para o outro de uma maneira rápida, fácil e sem milhões de taxas.

O site Transferwise é confiável?

Como diz o título do post, eu estou aqui falando da minha experiência pessoal com o Transferwise, então, sim, é confiável, realizei uma transação em um dia e no outro, o dinheiro já estava na conta do Brasil.

Como funciona?

Na página inicial do site você vê a cotação atual da moeda que você está tentando converter, caso prossiga com a transação, você pagará na sua moeda local com o seu cartão (como qualquer compra online), a Transferwise vai tentar converter o seu dinheiro de acordo com o valor que outras pessoas estão pagando por aquela moeda, isso é importante: Eles podem converter o dinheiro em um valor diferente, mas não menor que 3% da cotação que lhe foi mostrada na página inicial, caso você queira diminuir essa porcentagem, você pode o fazer após a “compra” na sua página de pedidos. Por exemplo: eu diminui a porcentagem para 0,5% para que a cotação a qual seria vendida o meu dinheiro não fosse muito menor que a que me foi mostrada inicialmente.

Nessa página eles te explicam que caso eles não consigam vender sua moeda em até 5 dias úteis, a transação será automaticamente cancelada e o dinheiro volta para a sua conta. No meu caso, como falei acima, a transação foi completada de um dia para o outro e a cotação vendida foi muito próxima a que eu orcei inicialmente (e muito melhor do que eu conseguiria em qualquer banco ou casa de câmbio). Enfim, após o dinheiro ser convertido (que, usualmente, é a fase que mais pode demorar) ele é depositado na sua conta e a transação, finalizada.

Possui alguma taxa?

Caso você realize a transação no Transferwise através de um link de “indicação”, a primeira transação de até £ 500 é de graça. A partir da segunda em diante, haverá incidência de taxas sim, maaaaaas elas ainda serão bem menores que as impostas por bancos e casas de câmbio. Para que vocês tirem suas próprias conclusões, realizei uma simulação com um valor aleatório como mostra a imagem abaixo:

Cotação Transferwise do dia 28 de Setembro de 2015
Cotação Transferwise do dia 28 de Setembro de 2015

 

Update no dia 07/07/2016:

Transferwise também funciona para converter real para euro, fiz uma simulação para vocês compararem o valor da moeda no Transferwise contra a cotação da UOL do mesmo dia:

Cotação Transferwise do dia 07 de Julho de 2016
Cotação Transferwise do dia 07 de Julho de 2016

Cotação UOL 07 de Julho de 2016 http://economia.uol.com.br/cotacoes/

A Transferwise trabalha com mais de 300 moedas em sua totalidade, então faça o teste e tire suas próprias conclusões. Caso vocês ainda tenham alguma dúvida sobre a Transferwise, podem deixar nos comentários abaixo.

Caso vocês queiram a primeira transação de graça, é só o fazer através desse link.

10 thoughts on “Transferwise | Minha experiência

  1. Bom dia, meu namorado efetuou uma transação pelo transfer wise, ele me passou is dados para conferir, estava faltando um digito, o dinheiro é claro não chegou e saiu da conta. Estamos tentando contato por email e tel e ninguém atende ou reyorna. Vc sabe o que podemos fazer messes casks? Grata

    1. Oi Thais, infelizmente não sei o que fazer nesse caso além do que você já está fazendo, que seria entrar em contato com a transferwise. Desculpa não poder ajudar :(

  2. Olá! Parabéns pelo blog, mas ainda fiquei com dúvida eu preciso ter uma conta no país em que estou, não é? Ex. Se estou em Dublim e quero mandar para o Brasil. Preciso ter uma c/c em Dublim. É isso não é?

  3. Meu namorado está na Nova Zelândia e eu preciso enviar um dinheiro para ele. Porém, ele não tem conta bancária lá. Como ele fará para sacar o dinheiro?
    Obrigada!

    1. Olá Ana, você provavelmente terá que utilizar outro meio para enviar o dinheiro, acredito que esse site só envia para contas bancárias. Obrigada pela visita :)

  4. Vou viajar p a Europa daqui 7 dias e gostaria de saber se eu posso comprar a moeda no brasil e retirar o dinheiro no exterior em agencias credenciadas, pois nao tenho conta bancaria no exterior

  5. Olá!

    Tenho uma dúvida, possuo uma conta no exterior e já me cadastrei no transferwise.
    Preciso que o pagamento do boleto seja feito por uma terceira pessoa no Brasil, há algum problema sendo que no sacado constará meu nome e CPF.

    1. Oi Thaiz, eu nunca fiz o pagamento pelo boleto mas eu acredito que não tenha problema algum caso outra pessoa pague o seu boleto. Inclusive eu já usei o transferwise para enviar dinheiro para contas de outras pessoas e foi tudo ok. Espero ter ajudado. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *